" Uma das leituras que eu me lembro que marcaram a minha infância foi "O meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos, que me emocionou na época com a história de um menino solitário (Zezé) que pertencia a uma família muito pobre e este tinha muita vontade de aprender coisas novas, palavras novas e difíceis. Por não ter o carinho de sua mãe , pois ela trabalhava muito, todos o chamavam de um menino mau, pois vivia fazendo traquinagens. Este acabou encontrando no pé de laranja lima o seu maior confidente e amigo., Tirei desse livro uma grande lição de vida, que acabou despertando em mim um lado mais humano, tornando-me mais sensível e compreensiva com tudo que estava ao meu redor.
Me recordo, também, que quando criança eu era muito curiosa e no início de minha alfabetização tinha uma vontade enorme de formar palavras. Eu acabava até inventando novas palavras, o que obviamente fazia com que a minha professora me chamasse a atenção. Acredito que a partir deste momento o gosto pela escrita se despertou dentro de mim. " (Nanci Conde Serrão)
"Assim que aprendi a escrever meu nome, adorava deixar minha assinatura em tudo, verso das fotos, toalha de mesa, papel do pão, parede etc. E hoje ainda não entendi porque escrevia tanto o meu nome. Mas a minha emoção foi quando comecei a ler gibis, morria de inveja dos meus irmãos que comentavam a cada história que liam e pensava: um dia eu chego lá. Quando consegui ler não parei mais, devorava todos os gibis que encontrava pela frente. Cresci e continuo apaixonada por esse tipo de leitura, no entanto, certa vez fui criticada por gostar de literatura infanto juvenil e para adolescentes, mas acho maravilhoso esse mundo de encantamentos, fantasias e descobertas, pois até hoje viajo nesse mundo que é de ler histórias." (Marlene Odília da Silva)
" A leitura engrandece a alma." - Voltaire (filósofo francês)

Nenhum comentário:
Postar um comentário